GRUPOS DE TRABALHO
O evento receberá inscrições que se adequem às linhas
Literatura e Sociedade, Discurso e práticas de letramento e Ensino de Línguas
(Materna, Inglês e Espanhol). De acordo com a diversidade de abordagens
críticas e temáticas, as apresentações deverão enquadrar-se às propostas de
Grupos de Trabalho (GTs):
GT1 – Poesia: modernismo, poesia contemporânea e ensino
Descrição: Propomos aqui abrir discussões sobre a
poesia produzida desde o Modernismo até chegar à contemporaneidade do século XX
(no Brasil, Poesia Concreta e Poesia Marginal seriam exemplos), assim como
abrir discussões sobre o ensino da poesia em sala de aula da educação básica
(ensino fundamental e médio) e de sua presença nos currículos do ensino
superior. Diante das tão propagadas expressões relacionadas aos termos
“Modernismo” "modernidade", "pós-modernidade" e
“contemporâneo” – de uso essencial para teóricos como Fredric Jameson e Raymond
Williams tanto quanto para brasileiros como Benedito Nunes e Marcos Siscar –, a
poesia ao longo do século XX e nos primeiros decênios do novo milênio preza por
uma multiplicidade de tendências, formas e temas. Embora muito esteja se
falando em uma espécie de "crise poética" no século XXI, poetas,
livros e versos continuam surgindo em lugares culturalmente tão distintos como
Brasil, África, Europa, Oceania e nos países de língua hispânica espalhados
pelo mundo como um retrato de sua presença na Literatura.
Responsável:
Prof. Dr. Alexandre Alves
- alexandrealvesuern@gmail.com
GT2 – A narrativa de ficção contemporânea
Descrição: O GT pretende reunir estudos críticos da
narrativa ficcional contemporânea, de modo a suscitar reflexões sobre a
natureza do território ficcional e de suas fronteiras, sobre a complexidade
estruturante da “nova narrativa”, tal como concebe Antonio Candido, bem como do
papel do narrador moderno, conforme postula T. Adorno e Silviano Santiago.
Busca acolher trabalhos que pretendem trazer a discussãotendências dominantes
na produção ficcional na atualidade em seus múltiplos aspectos e em suas diversas
formas de manifestação. De modo particular, interessam-nos as discussões em
torno de narrativas em que se configuram vínculos com relatos míticos e aquelas
em que se problematizam o insólito ficcional.
Responsáveis:
Profa. Dra. Antonia Marly Moura da Silva
Prof. Dr. José Vilian Mangueira
Profa. Dra. Maria Aparecida da Costa
Prof. Dndo. Francisco Aedson de Souza Oliveira
- aedson.sz@gmail.com
GT3 – Gêneros discursivos e ensino
(OBSERVAÇÃO: Não estamos mais recebendo submissões em nenhuma modalidade)
Descrição: Nosso Grupo de Trabalho pretende reunir
pesquisas que versem sobre a temática dos gêneros textuais/discursivos, a
partir de uma perspectiva bakhtiniana. Procuramos congregar estudos teóricos,
assim como pesquisas voltadas à discussão das práticas de ensino/aprendizagem
de gêneros textuais/discursivos em espaços escolares e acadêmicos.
GT1 – Poesia: modernismo, poesia contemporânea e ensino
Prof. Dr. José Vilian Mangueira
GT3 – Gêneros discursivos e ensino
Descrição: Nosso Grupo de Trabalho pretende reunir pesquisas que versem sobre a temática dos gêneros textuais/discursivos, a partir de uma perspectiva bakhtiniana. Procuramos congregar estudos teóricos, assim como pesquisas voltadas à discussão das práticas de ensino/aprendizagem de gêneros textuais/discursivos em espaços escolares e acadêmicos.
Responsáveis:
Profa. Dra. Hubeônia Morais de Alencar
Prof. Dr. Lucas Vinício de Carvalho Maciel
Profa. Dra. Adriana Morais Jales - gt3generosdiscursivoseensino@gmail.com
GT4 – Olhares para o ensino de língua e literatura do
espanhol
Descrição: A proposta deste grupo de trabalho é
discutir experiências e pesquisas científicas em andamento ou finalizadas, na
área do ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira e suas
literaturas, que tratem principalmente sobre o estudo de interlíngua, tradução,
métodos e abordagens aplicados ao ensino de ELE, material didático, estratégias
de ensino/aprendizagem, avaliação das habilidades linguísticas, aspectos
interculturais e literatura espanhola e hispano-americana.
Responsáveis:
Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Junior -
pedrolatino9@hotmail.com
Prof. Dnda. Regiane Santos Cabral de Paiva -
regiane.latina@gmail.com
GT5 – Língua inglesa: práticas linguísticas, literárias e culturais
Descrição: A proposta deste grupo de trabalho é
discutir experiências e pesquisas científicas, em andamento ou finalizadas, que
tenham a língua inglesa e seus desdobramentos linguísticos, literários e
culturais como temática. Trata-se de promover o debate sobre a situação da
língua inglesa na contemporaneidade, sem esquecer suas condições históricas e
culturais, congregando trabalhos que envolvam: literatura, cultura, tradução,
fonética, gramática, métodos de ensino-aprendizagem, bem como aspectos
interculturais entre o Brasil e as diversas culturas anglófonas.
Responsáveis:
Prof. Dr. Clerton Luiz Felix Barbosa - clertonluiz@gmail.com
Prof. Me. José Mariano Tavares Junior - marianotavares@gmail.com
GT6 – Discurso, multimodalidade e criticidade
(OBSERVAÇÃO: Estamos apenas recebendo submissões na modalidade Pôster)
Descrição: O GT pretende congregar trabalhos que
analisam o discurso, preferencialmente em sua perspectiva crítica, a partir das
suas diversas vertentes teóricas, bem como socializar pesquisas que envolvam os
letramentos como prática social, considerando os processos da leitura e da
escrita, abrangendo, inclusive, a multimodade.
Responsáveis:
Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa -
jrabarbosa1971@gmail.com
Profa. Mnda Alaide Angélica de Menezes Cabral Carvalho -
angelicamenezes05@gmail.com
Profa. Me. Débora Katiene Praxedes Costa Morais -
deborapraxedescosta@gmail.com
GT7 – Movimentos da memória e relações de saber/poder em diferentes práticas
discursivas
Descrição: O GT espera trabalhos que analisem os
mecanismos discursivos responsáveis pela produção de efeitos de sentido em
diferentes práticas discursivas, podendo ser considerados os vestígios da
memória e a relação saber/poder na produção do discurso e das subjetividades.
Responsáveis:
Prof. Dra. Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares - luciahelenamct@hotmail.com;
Prof. Me. Ana Maria de Carvalho
- carvalhoana1@hotmail.com
GT8 – Estudos de tradução
Descrição: Este Grupo de Trabalho pretende ser um
espaço de socialização de pesquisas envolvendo os Estudos de Tradução em seus
mais diversos matizes. Sendo assim, serão aceitos quaisquer trabalhos que
envolvam tradução e/ou ensino de tradução.
Responsáveis:
Prof. Dr. Nilson Roberto Barros da Silva -
nilsonbarros75@gmail.com
Prof. Dra. Leila Maria Araujo Tabosa -
abaporu1928@hotmail.com
MINICURSOS DISPONÍVEIS
MINICURSO 01: Gramática do Design Visual: aspectos
introdutórios
Ministrantes: Alice Chaves de Lima, Ítala Carvalho
Lima, Josielle Raquel Dantas da Silva e Francisca Wilma da Silva (PIBIC)
MINICURSO 02: Uso do texto literário enquanto material
didático: reflexão e prática para o ensino de línguas
Ministrantes: Profa. Dnda. Regiane Santos Cabral de Paiva e Profa. Me. Ana Carla Azevedo da Silva
MINICURSO 03: Fundamentos da fonética Acústica
Ministrante: Prof. Dr. Clerton Luiz Felix Barbosa
Descrição: Aspectos teórico-práticos de aplicação da
Teoria Acústica de Produção da Fala na análise de dados linguísticos.
Vagas Disponíveis: 15
MINICURSO 04: Introdução ao Letramento Multimodal Crítico
Ministrante: Profa. Mnda. Adriana dos Santos Pereira
MINICURSO 05: Estratégias didático-metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica
Ministrante: Profa. Francisca Vilani de Souza e Mnda. Francélia Nunes de Medeiros Ferreira
MINICURSO 06: Pronunciando em espanhol: praticando a articulação dos fonemas
Ministrantes: Prof. Ms. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN/CAMEAM) e Prof. Aparecida Antônia Alves Herrera
GT5 – Língua inglesa: práticas linguísticas, literárias e culturais
GT6 – Discurso, multimodalidade e criticidade
(OBSERVAÇÃO: Estamos apenas recebendo submissões na modalidade Pôster)
GT7 – Movimentos da memória e relações de saber/poder em diferentes práticas discursivas
Responsáveis:
MINICURSO 04: Introdução ao Letramento Multimodal Crítico
Ministrante: Profa. Mnda. Adriana dos Santos Pereira
MINICURSO 05: Estratégias didático-metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica
Ministrante: Profa. Francisca Vilani de Souza e Mnda. Francélia Nunes de Medeiros Ferreira
MINICURSO 06: Pronunciando em espanhol: praticando a articulação dos fonemas
Ministrantes: Prof. Ms. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN/CAMEAM) e Prof. Aparecida Antônia Alves Herrera
MINICURSO 07: Teorias Barrocas e estilhaços: historiografia, filosofia e psicanálise
Ministrante: Profa. Dra. Leila Tabosa
Descrição: O fecundo mosaico teórico do Barroco é apresentado nesta proposta de elucidação em forma de minicurso a partir dos seguintes estilhaços: o estudo historiográfico do Barroco como estilo de época feito por José Antônio Maravall em A Cultura do Barroco; a teoria que reconhece o barroco como estética artística transtemporal de Eugênio D'ors, em O Barroco; a pesquisa filosófica sobre o barroco no estudo de Gilles Deleuze em A dobra: Leibniz e o Barroco; o seminário de Jaques Lacan, Do Barroco, urdido sob a perspectiva do inconsciente e da noção de gozo. Mais do que preconizar sobre os estilhaços teóricos, enfeixados de probabilidades dialogais, este minicurso se propõe a trazer as convergências entre as teorias barrocas e lançar sobre elas e com elas diálogos sobre Literatura e Artes Barrocas.
Vagas Disponíveis: 20
MINICURSO 07: Teorias Barrocas e estilhaços: historiografia, filosofia e psicanálise
MINICURSO 08: Introducción a la pragmática de la lengua española
Ministrantes: Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Junior, Mnda. Rosivania Maria da Silva, Jeanderson Marcos Nunes Lopes, Antônio Marcos Melo da Silva e Susy Darley Gomes da Silva
Vagas Disponíveis: 15
MINICURSO 09: Bases Históricas da Linguística
Ministrante: Prof. Henrique Miguel de Lima Silva (UFPB/UEPB)
Descrição: Explorar e compreender o empreendimento da Teoria Linguística a partir de um traçado historiográfico dos principais momentos que que contribuíram para as tendências contemporâneas em Linguística.
Programa do Minicurso: https://goo.gl/eCbWU1
MINICURSO 09: Bases Históricas da Linguística
Descrição: Explorar e compreender o empreendimento da Teoria Linguística a partir de um traçado historiográfico dos principais momentos que que contribuíram para as tendências contemporâneas em Linguística.
Programa do Minicurso: https://goo.gl/eCbWU1
MINICURSO 10: Human-centered Design aplicado à Linguagem
Ministrante: Prof. Júlio Santos
Descrição: Em tempos onde os problemas educacionais são vistos como crise, ao invés de oportunidade, o método Human-Centered Design (HCD), se apresenta como ferramenta fundamental no que tange a resolução de tais problemas, até mesmo no universo das Letras. O HCD é uma abordagem criativa, que busca profunda empatia com as pessoas para as quais se destina algum produto, serviço, espaço, sistema, aula ou qualquer outro projeto. Além disso, esse método focaliza seus processos na geração de ideias, construção de diversos protótipos e compartilhamento de soluções criadas. Em síntese, o Human-Centered Design é um método capaz de impulsionar diferentes projetos ao sucesso sob o viés da criatividade e empatia. A oficina de introdução ao método Human-Centered Design (HCD) está estruturada em três etapas, sendo elas: inspiração, ideação e implementação. Essas etapas correspondem à estruturação do próprio método. Assim sendo, os participantes, do início ao fim, estarão vivenciando na prática, o HCD. Na etapa inspiração, os participantes começaram a desenvolver soluções criativas voltadas para resolução de problemas relacionados à linguagem, a partir de um profundo processo de empatia. Já na etapa ideação, os participantes darão sentido às suas pesquisas, previamente realizadas, e as transformarão em ações práticas. Finalmente, na etapa de implementação, os participantes serão conduzidos a entender como trazer suas soluções para a vida real e para o mercado.
MINICURSO 10: Human-centered Design aplicado à Linguagem
Descrição: Em tempos onde os problemas educacionais são vistos como crise, ao invés de oportunidade, o método Human-Centered Design (HCD), se apresenta como ferramenta fundamental no que tange a resolução de tais problemas, até mesmo no universo das Letras. O HCD é uma abordagem criativa, que busca profunda empatia com as pessoas para as quais se destina algum produto, serviço, espaço, sistema, aula ou qualquer outro projeto. Além disso, esse método focaliza seus processos na geração de ideias, construção de diversos protótipos e compartilhamento de soluções criadas. Em síntese, o Human-Centered Design é um método capaz de impulsionar diferentes projetos ao sucesso sob o viés da criatividade e empatia. A oficina de introdução ao método Human-Centered Design (HCD) está estruturada em três etapas, sendo elas: inspiração, ideação e implementação. Essas etapas correspondem à estruturação do próprio método. Assim sendo, os participantes, do início ao fim, estarão vivenciando na prática, o HCD. Na etapa inspiração, os participantes começaram a desenvolver soluções criativas voltadas para resolução de problemas relacionados à linguagem, a partir de um profundo processo de empatia. Já na etapa ideação, os participantes darão sentido às suas pesquisas, previamente realizadas, e as transformarão em ações práticas. Finalmente, na etapa de implementação, os participantes serão conduzidos a entender como trazer suas soluções para a vida real e para o mercado.
OBSERVAÇÕES:
a) Os minicursos, com duração de 10h/a serão ministrados nos
dias 24 e 25 de novembro, das 19 às 22h;
b) Quando não HOUVER MAIS VAGAS para os minicursos,
informaremos no blog do evento.
OBSERVAÇÕES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário